Fase realiza 1ª edição do Torneio Estadual de Xadrez

Capturar

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promoveu o I Torneio Geral do Jogo de Xadrez, no auditório da Sede Administrativa, em Porto Alegre, na tarde de terça-feira (11). A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Diretoria Socioeducativa, a Coordenação Pedagógica e o Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) e reuniu adolescentes de todo o Estado.

Nos meses anteriores ao torneio, os jovens disputaram partidas em suas respectivas unidades e os dois melhores colocados vieram à Capital para participar da competição. Durante o dia, cerca de 30 adolescentes jogaram as partidas através do sistema suíço, onde o jogo é dividido em cinco rodadas de 30 minutos cada.

Para o coordenador do Nelce, Isair Abrão, o xadrez é fundamental para a ressocialização dos adolescentes. “O esporte é uma ferramenta que estimula a concentração, o raciocínio lógico e a ética. Serve para ensinar a pensar antes de agir, trazendo o que é aprendido no jogo para a vida real, mostrando aos jovens que é preciso refletir sobre suas decisões”, afirmou.

A etapa estadual premiou o 1º lugar com um troféu e uma medalha de ouro; o 2º com uma medalha de prata e o 3º com uma medalha de bronze. Os demais integrantes da disputa receberam, independente de sua colocação, medalhas de participação.

Classificação

1º lugar: Case Novo Hamburgo

2º lugar: Case POA I

3º lugar: Case Santo Ângelo

Texto: Daiana Camillo
Foto: Isair Abrão 

715 visualizações 1 visualizadas hoje