Fase promove live de lançamento do 4º Concurso Literário e dos projetos Vale uma Rima Virtual e Autor Presente

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), por meio da Diretoria Socioeducativa e  do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), lançou nesta terça-feira (10) em uma live o 4º Concurso Literário da Fase. 

O concurso visa estimular a autoexpressão do socioeducando, valorizando a produção gráfica e textual como forma de despertar o interesse pela leitura e escrita literária. Durante o lançamento foi apresentado o regulamento, as regras para a participação, premiação e prazos do concurso às equipes dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) e adolescentes. “Diante da importância que já se constitui esse evento, é essencial trazer esse incentivo aos jovens. Quem sabe, logo adiante, surjam novos escritores desse belíssimo projeto. Parabéns a todos”, afirmou a diretora de qualificação profissional e cidadania, e presidente em exercício da Fase, Ledi Teixeira.

“O concurso é uma ação que se tornou uma marca na Fundação e, ano após ano, a gente tem conseguido aprimorar. Este ano nos reinventamos em muitas ações e penso que a resposta é que a gente tem conseguido alcançar nossos propósitos com os adolescentes com sucesso”, completou a coordenadora pedagógica, Janaína Mildner.

Os organizadores ainda fizeram o lançamento dos projetos Vale Uma Rima Virtual e Autor Presente. Os escritores Vinicius Brasil Guerreiro Poeta e Izandra Alves participaram contando sua experiência com a escrita. 

Os comunicadores da RBS TV, Mark B e Seguidor F., que comandam o quadro Vale uma Rima, no Jornal do Almoço, e que inspirou a reprodução do projeto na Fase, também acompanharam a live e compartilharam o sentimento de ver a iniciativa ganhando dimensão. “É uma felicidade saber que nosso trabalho continua inspirando as pessoas. Parabéns e obrigado por transferir esse quadro para um projeto de trabalho dentro da Fase”, disse o Seguidor F. 

Guilherme Alves da Roza, o MC da VR, que tem uma longa parceria com a Fundação, também esteve na transmissão e contou um pouco da sua trajetória e projetos.

A live foi conduzida e organizada pelo coordenador do Nelce, Alexandre Tristão, pela pedagoga Karine Hentges, e contou ainda com apoio da Coordenação de Formação Permanente (CFP), por meio da psicóloga Alice Sippert.

Concurso Literário

O concurso literário será dividido em quatro etapas, nas quais serão observadas e respeitadas as Resoluções da FASE em relação à Covid-19 para o seu desenvolvimento. O período de entrega das produções será de aproximadamente seis meses. O tema é livre.

Confira o regulamento completo aqui: IV Concurso Literário FASE Regulamento 2020

Projeto Vale uma Rima Virtual

A atividade será realizada entre os meses de novembro e dezembro e consiste em criar uma música de até cinco minutos em qualquer ritmo musical. Cada unidade participante pode realizar a inscrição de uma música com até seis participantes.

Será permitido convidar parceiros para ajudar na criação da melodia, mas a letra da música deve ser escrita e cantada pelos adolescentes e deverá conter pelo menos uma das palavras: Covid, Liberdade, Felicidade, Família, Natal e Esperança.

O projeto foi inspirado no quadro Vale uma Rima Virtual do Jornal do Almoço e adaptado para a participação da Fase. 

A inscrição será o envio do vídeo até 10 de dezembro para o Nelce pelo e-mail  alexandre-tristao@fase.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 98242.8255.

Confira todas as informações aqui: Projeto vale uma rima virtual na FASE.

Autor Presente

O Projeto Autor Presente, promovido pelo Instituto Estadual do Livro, visa promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e leitores. Nos encontros, os autores realizam palestras virtuais, abordando uma ou mais de suas obras.

 

Mark B, comunicador da RBS TV, participou da live com o colega Seguidor F, que falaram sobre o quadro Vale uma Rima, que inspirou projeto na Fase

Mark B, comunicador da RBS TV, participou da live com o colega Seguidor F., e falaram sobre o quadro Vale uma Rima, que inspirou projeto na Fase

272 visualizações 1 visualizadas hoje