Escola Paulo Freire e Case Passo Fundo valorizam cultura gaúcha durante a Semana Farroupilha

Semana Farroupilha - Copia

Para celebrar a Semana Farroupilha, a Escola Paulo Freire e o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Passo Fundo realizaram, na última quinta-feira (17), o projeto Cultivando a Tradição na Socioeducação. O momento buscou aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a cultura gaúcha.

“Foi um projeto pensado para não deixar passar em branco essa data tão importante e que é conteúdo pedagógico, fazendo com que nesse momento de pandemia, onde muitas as atividades estão suspensas, os adolescentes se sintam valorizados e seus processos de ressocialização sejam os melhores possíveis”, afirma Alair Lago, diretor do Case Passo Fundo.

A atividade foi iniciada com o hasteando das bandeiras de Passo Fundo, Rio Grande do Sul e Brasil. Após, os alunos assistiram em vídeo, a 2ª Prenda Mirim da 7ª Região Tradicionalista, Isadora da Luz, contar o porquê da existência da Semana Farroupilha, mostrando por meio de fatos históricos sua importância para a cultura gaúcha. A representante do CTG Lalau Miranda também mostrou parte dos costumes gauchescos e a presença deles no cotidiano.

Na parte final, os adolescentes assistiram vídeos de grupos musicais tradicionais do Estado. A dinâmica do projeto se deu em pequenos grupos, respeitando todos os protocolos sanitários.

Texto: Alessandro Sasso

Edição: Jéssica Britto

409 visualizações 1 visualizadas hoje