Egresso da Fase lança sua segunda obra na Feira do Livro de Santa Maria

 

Livro poesias (2)

Durante o período em que cumpriu medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Maria, muitas vezes, foram nas palavras que Felipe Silva, hoje com 23 anos, encontrou conforto e inspiração. 

Do rascunho, as poesias escritas em papéis viraram livro. O primeiro, “Entre versos e rimas para superar tempos difíceis”, foi publicado em 2019, agora, o escritor lança a sua segunda obra, “Do passado para o futuro”.

O livro reúne recortes que falam de sonhos, sentimentos, percepções, incentivo, família, entre outros temas, e foi produzido durante as atividades da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento na Infância, Adolescência e Juventude (REDIJUV), da qual o autor fez parte como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio do CNPQ/UFSM.

A obra foi pensada e produzida durante o projeto de extensão “Oficinas de intervenção psicossocial com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, que se desenvolve na Escola Humberto de Campos, localizada junto ao Case Santa Maria. 

O incentivo e o olhar atento da direção, equipe técnica, agentes e funcionários da unidade foram essenciais para que essa virada de página na vida de Felipe, de fato, acontecesse. Profissionais como a psicóloga Jana Zappe, que atuou na Fase por 12 anos e hoje é docente da UFSM, e da agente socioeducadora Rosane Brasil Esbik, fizeram a diferença nessa jornada. “Para mim, como agente socioeducadora, o que ocorreu com o Felipe foi um dos fatos mais marcantes da minha vida profissional, foi ali que eu tive a percepção da capacidade do ser humano em reescrever a história de vida, de planejar o futuro e concretizar os sonhos, muitas vezes, adormecidos. Todas as boas oportunidades que passaram por ele após o desligamento, ele abraçou com muita vontade. Me sinto plenamente realizada”, declara Rosane.

“Ao escrever, Felipe parecia estar principalmente elaborando seu passado e enfrentando o seu presente, mas também começando a sonhar com o futuro. A sensibilidade de suas palavras, a verdade do conteúdo dos seus versos e a potência criativa e transformadora que pudemos identificar já em seus primeiros poemas levou-nos a sonhar junto com o Felipe”, completa a coordenadora do projeto, professora Jana Gonçalves Zappe.

Hoje, o egresso da Fase colhe os frutos dessa trajetória e dá seu recado. “Aos meus maiores incentivadores e melhores amigos do Grupo REDIJUV, minha esposa, meu agradecimento. Hoje tenho um emprego, família, casa e o meu maior sucesso, que é o meu talento. É preciso acreditar em si, descobrir seu dom, realizar seus sonhos. Você pode tudo, você move o mundo”, afirma.

O lançamento contará com transmissão ao vivo no estande virtual da PRE-UFSM, durante a Feira do Livro de Santa Maria, às 14h30min. Do passado para o futuro está disponível gratuitamente no link:  https://www.ufsm.br/editoras/pecom/

 

 Livro poesias (1)

 

 

201 visualizações 1 visualizadas hoje