CSE promove concurso literário da biblioteca Erni Darci Stein

cse

A Comunidade Socioeducativa (CSE) realizou um concurso literário na biblioteca Erni Darci Stein, localizada nas dependências da unidade, com o objetivo de incentivar a leitura e escrita dos adolescentes que a frequentam. A ideia surgiu da diretora da unidade, Simone Weber, e do agente socioeducador Alan Triumpho, que viram a oportunidade de estimular atividades dinâmicas onde os jovens passam boa parte de seu tempo. Durante duas semanas os textos foram elaborados na biblioteca, e na última sexta-feira (19) ocorreu a escolha dos vencedores.

O projeto socioeducativo da biblioteca completa dois anos em agosto de 2017, e atende as alas de Internação Com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE), e Internação Sem Possibilidade de Atividade Externa (ISPAE). O local é adaptado, oferecendo, além da leitura, espaço para música e oficinas de pintura.

Para o concurso, foram criadas as modalidades de escrita de carta para familiar, poesia, música e redação. A comissão de avaliação foi composta pelo chefe de equipe Vitor Hugo Barks, as pedagogas Clarissa Quadros e Alessandra Tedeschi, o agente socioeducador Henilson Dorneles e o professor de português da Escola Tom Jobim, Rodrigo Moraes. A gratificação para os vencedores foi uma sessão de cinema com um acompanhante no espaço lúdico da biblioteca.

Abaixo, o trecho de um texto escrito por um dos participantes do concurso literário:

…Às vezes me lembro e fico pensando no passado, quantas coisas eu fazia de errado, mas

eu era adolescente, não pensava no futuro, só pensava no presente, hoje em dia pelas nossas

conversas, você sabe que eu quero e vou sair dessa.

Sabe mãe, tenho muitas coisas boas ao teu respeito, isso eu falo com muito orgulho pro

mundo inteiro, agradeço a Deus por você ser uma pessoa do bem e seguir nessa vida sem

machucar ninguém.”

Em anexo, textos de dois dos adolescentes vencedores:

Texto 1      Texto 2

Texto:  Assessoria de Comunicação da Fase com colaboração de Jéssica Cofferri
Foto: Divulgação CSE

1003 visualizações 1 visualizadas hoje