Conhecidos os vencedores do projeto Vale uma Rima Virtual na Fase

A criatividade, desenvoltura e dedicação dominaram as músicas e vídeos produzidos pelas equipes e adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) no projeto Vale uma Rima Virtual na Fase.

Inspirado no quadro do Jornal do Almoço, da RBS TV, a iniciativa teve nesta terça-feira (19), a revelação dos vencedores. As produções das 12 unidades participantes foram avaliadas pelos comunicadores da RBS TV, Seguidor F e Mark B, o escritor e rapper Vinicius Guerreiro Poeta, o músico MC da VR e a representante da Diretoria Socioeducativa (DSE), a diretora Claudia Redin Patel, tendo como vencedor o Case de Santo Ângelo com a música “Dando a volta por cima”.

Os avaliadores levaram em conta a criatividade, o desempenho dos cantores e a letra da música. “Eu sou uma entusiasta da música na socioeducação, porque ela é um instrumento de transformação, do adolescente desenvolver sua criatividade, potencialidades. O evento, adaptado ao contexto da pandemia, na nossa avaliação foi muito positivo, pois as regionais participaram, envolveram os adolescentes, produziram vídeos e músicas com uma qualidade muito boa. Conseguimos promover um momento de confraternização, de vínculo, de envolvimento desses adolescentes. E o resultado de tudo foi a qualidade do material produzido. As dificuldades, impedimentos de aglomeração, de reunião presencial, não inviabilizaram a realização das atividades de cunho artístico, cultural e recreativo em todas as regionais”, opina a diretora socioeducativa da Fase, Claudia Patel.

O projeto

Durante os meses de novembro e dezembro, os socioeducandos escreveram as músicas e gravaram os clipes, que poderiam ter até cinco minutos e até seis participantes. O ritmo musical era livre, assim como o tema. As unidades poderiam convidar parceiros para ajudar na criação da melodia, mas a letra da música deveria ser escrita e cantada pelos adolescentes e conter pelo menos uma das palavras: Covid, Liberdade, Felicidade, Família, Natal e Esperança.

A atividade foi desenvolvida pela Diretoria Socioeducativa da Fase, por meio do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) e da Coordenação Pedagógica.

Confira abaixo as unidades vencedoras:

1º lugar: Case Santo Ângelo

2º lugar: Case Poa 2

2º lugar: Case Uruguaiana

3º lugar: Casef

Os ganhadores receberão troféus e medalhas.