Almofadas do Coração são entregues a instituições que atendem pacientes em tratamento de câncer de mama

Como já é tradicional em todo Outubro Rosa, as Almofadas do Coração confeccionadas pelos socioeducandos e funcionários da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), foram entregues a pacientes em tratamento do câncer de mama nesta segunda-feira (19), no Grupo Hospitalar Conceição e, hoje, no Hospital Santa Rita e na Casa Camaleão.

As almofadas fazem parte de um projeto que é desenvolvido pela Fase desde 2014, por meio das oficinas do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp). As entregas costumavam acontecer junto a uma apresentação musical dos socioeducandos e servidores da Fundação, que cantavam a música-tema da campanha “Ceconp Rosa”, escrita pelo agente socioeducador Vagner Santos, e também com a realização da passeata Caminhada Pela Vida. “Esse ano, tendo em vista a relevância do projeto para a prevenção do câncer de mama e a sensibilização para o autocuidado, bem como a importância dos jovens em fazer oficinas e aprender sobre a necessidade desse cuidado com sua família, resolvemos realizar o projeto de forma virtual”, afirma Rochele Neves, diretora do Ceconp.

Para isso, as unidades participantes _ Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Padre Cacique, Porto Alegre I, CASEF, Comunidade Socioeducativa (CSE) e Semiliberdade Orgânica Masculina de Porto Alegre _, receberam vídeos de agentes socioeducadores explicando o histórico do projeto e ensinando como confeccionar as almofadas. Foram preparados kits com os materiais para confecção da almofada e entregue aos Cases. Ensaios remotos da música e uma palestra virtual com o médico mastologista Ademar Bedin também foram promovidas.

Com a impossibilidade de realizar as apresentações musicais e a passeata em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, as pacientes estão recebendo um videoclipe da música-tema que mostra o passo a passo para produção das almofadas neste ano. “Nos momentos mais difíceis pedimos um abraço, um sorriso, um estender de mãos e uma nova chance. As almofadas feitas com carinho e amor são recheadas de todas essas características da esperança e fortalece a todos”, disse o presidente da Fase, Farelo Almeida.

O que são as almofadas do coração?

O projeto teve início nos EUA e foi divulgado por Janet Kramer Mai, em razão dela ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002 e testado o conforto da almofada. No Brasil, chegou em 2010, através da Sra. Ondina Almida Posiadlo, membro ativo da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus no Brasil.

O Ceconp, desde 2014, realiza o projeto com adolescentes de ICPAE (Internação com Possibilidade de Atividade Externa), e com os funcionários. Esse ano, as almofadas foram finalizadas dentro de cada unidade participante e entregues pela pedagoga do Ceconp, Lilian Locatelli, e o agente socioeducador Cleoson Roberto, às instituições.

 Texto: Alessandro Sasso

Edição: Jéssica Britto

165 visualizações 1 visualizadas hoje