Adolescentes da Fase realizam prova do Enem

Adolescentes da Fase durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). -  Luis Francisco Silva / Ascom FASE

Adolescentes da Fase durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). -
Luis Francisco Silva / Ascom FASE

Adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta segunda e terça-feira (3 e 4). No total, 94 jovens, das 13 unidades de internação no Estado, fizeram as provas objetivas que abrangem ciências humanas, ciências da natureza, idiomas, redação e matemática. As provas foram aplicadas dentro das próprias unidades de socioeducação.

Convém lembrar que o Enem pode ser inclusivo, possibilitando aos participantes, além da certificação do ensino médio, vagas no ensino superior. O que explica o aumento de quase 29% do número de inscritos nesta categoria (privados de liberdade) em relação ao ano passado, quando o total chegou a 23.665 em todo o país.

“Estou aqui há poucas semanas. Não imaginava que faria a prova, até ser avisado. Foi uma boa notícia. Já perdi muita coisa, não preciso perder, também, os estudos. É muito bom saber que não vou perder esta oportunidade”, comentou Filipe (nome fictício), de 17 anos, pouco antes de entrar na sala para fazer o exame.

As inscrições dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na Fase foram feitas, via internet, pelos responsáveis pedagógicos de cada Unidade. Eles também estarão encarregados da divulgação dos resultados, do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.

No geral, o Enem teve 7,1 milhões de inscritos, cerca de 27% a mais que em 2012 (5,6 milhões).

757 visualizações 1 visualizadas hoje