A Poesia que Liberta…

Adolescentes autografaram o livro de poesias - Foto : Roberto Edu Almeida/Especial

Adolescentes autografaram o livro de poesias – Foto : Roberto Edu Almeida/Especial

No dia 14 de dezembro, foi lançado a 4a Coletânea de Poesias e Textos, no Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio. O livro contém textos produzidos durante o ano por adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Herbert de Souza – sob jurisdição da 14a Coordenadoria Regional de Educação – que atende adolescentes privados de liberdade no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Santo Ângelo, da Escola de Passagem do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA) e do Projeto GURI do Centro de Reabilitação Social e Beneficente Evangélico SOS Vida, ambos ligadas a Secretaria Municipal de Educação.

A primeira coletânea, publicada em 2001, foi resultado de uma experiência pedagógica que surgiu nas aulas de português, quando os professores da Escola Herbert de Souza perceberem o grande interesse dos alunos por poesia.

Ao longo desta caminhada, juntou-se a Escola de Passagem do CEDEDICA, na terceira coletânea e na quarta passou a contar também com a participação do Projeto Guri do SOS Vida. “Esta parceria formada entre estas três instituições torna-se fundamental para o cumprimento efetivo da função pedagógica da medida socioeducativa” diz a diretora da Escola Hebert de Souza, Susana Nardes.

O lançamento do livro contou com a presença da presidente da FASE, Liliane Gonçalves Saraiva, da Promotora da Infância e Juventude de Santo Ângelo, Rosangela Correa da Rosa, da Cordenadora da 14a Coordenadoria Regional de Educação, Fátima Benetti, da Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo, Rosa Severo, do Diretor do CASE Santo Ângelo, José Pereira e Silva, da Diretora do Escola Estadual Hebert de Souza, Susana Nardes, da presidente do CEDEDICA Mari Borges da Silva, do presidente do SOS Vida, José Ricardo Martins Ferreira. Também estavam os professores, funcionários e colaboradores das entidades, além de membros da sociedade civil.

Na abertura Liliane, falou que o próximo passo desta gestão da FASE, é a reformulação das Escolas dos CASEs, criando um espaço diferenciado capaz de atender as necessidades destes jovens e que permita sua inclusão na sociedade. Para Rosangela esta coletânea é o resultado de um bom trabalho da Rede de Atendimento.

Após aconteceu coquetel e sessão de autógrafos com alguns dos autores dos textos. O livro foi patrocinado por Livraria e Bazar Arte e Cores, Posto Scavol, Casa das Tintas, 1o Tabelionato Lago Pinto e pela professora Dinalva Agissé Alves de Souza.

“A prisão não é a grade,
e a liberdade não é a rua.
Existem homens livres na prisão e homens presos na rua.
É uma questão de consciência!”

V.M.F.
Aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hebert de Souza – CASE Santo Ângelo

Texto: Nilton Augusto Buske

1303 visualizações 1 visualizadas hoje